terça-feira, 13 de dezembro de 2011


CARTA DE ARACAJU - CONCLUSÃO DO I SEMINÁRIO MUSICAL EDUCAÇÃO E PROFISSÃO


No último dia 21.11.2011 estiveram reunidas no auditório da reitoria UFS (Aracaju) cerca de 120 pessoas, entre músicos, compositores, intelectuais, professores e estudantes de Música, representantes de autoridades e órgãos públicos, e da Sociedade Civil Organizada, durante a realização do I Seminário Musical – Profissão e Educação, com transmissão ao vivo pela Internet.
Pela manhã com a presença da Dra. Magali Oliveira Kleber – Presidente da Abem, convidada pelo Fórum de Música de Sergipe debatemos a Lei 11.769 de 11 de agosto de 2008, sancionada pelo ex-presidente Lula, cujo prazo de 03 (três) anos expirou em agosto.
Ainda pela manhã, tivemos a palestra do Sr.Cloduado que se debruçou sobre o tema de cooperativismo na música. O tema lançou uma semente para a possibilidade da formação de uma cooperativa de musica em Aracaju.
À tarde, tivemos uma mesa redonda cujo tema central foi o debate em torno da economia criativa.
No conjunto dos temas debatidos durante o seminário, ficou a sensação de que muita coisa ainda precisa ser feita pelos gestores publicos visando a implementação de ações efetivas que busquem de fato uma integração entre teoria e pratica.
Neste sentido, o Forum de Música Sergipe levanta algumas reflexões sobre a possibilidade dessas ações.
Em primeiro lugar, nos perguntamos por que a Lei 11.769/2008 ainda não foi regulamentada em nosso Estado? Os três anos de prazo para sua implementação já se expirou sem que os gestores locais fizessem nenhum esforço para sua regulamentação até agora.
Em segundo lugar, nenhum debate, nenhuma manifestação em prol dessa Lei foi alavancada por esses gestores, mostrando assim o completo desinteresse pelo assunto.
A UFS está cumprindo o seu papel, esta licenciando professores de música visando atender a demanda da Lei que obriga na grade curricular do ensino básico o ensino da música.
Sendo assim, chamamos à responsabilidade os nossos gestores publicos que faça se cumprir a
Lei já!

Não há mais tempo a perder. Já perdemos tempo demais. A hora é essa. Ensino de música nas escolas públicas brasileiras é um direito de todos nós.

Fórum Música Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário