quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ATA DA REUNIÃO DO FÓRUM MÚSICA SERGIPE DO DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2010

Aos 21 dias do Mês de dezembro de 2010 reuniram-se na casa da cultura, localizado a Praça Camerino , na Cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, para a realização da última reunião do ano de 2010, membros do Fórum Música Sergipe, onde se encontravam presentes, Tonho Baixinho, Jorge Ducci, Andre Teixeira, Wener Brasil, Alex Santana, Igor Mangueira, Deilson Pessoa, Leo Levi, Alexandre Barreto, Tatiane Menezes, bob Zé, Flory,Edézio Aragão, Antonia Amorosa e Simone Sardeiro.


A reunião foi iniciada onde o grupo nomeou Deilson Pessoa como mediador.

Segundo Thati Menezes, estiveram mais cedo os artistas Mingo Santana e Robson Batista que não puderam ficar.

Segundo Aragão houve a reunião nacional em BH, mas antes disto houve uma mobilização na tentativa de conseguirem junto ao SEBRAE um transporte para mobilidade de quem quisesse participar da Feira, não havendo êxito. Ele afirmou que se encontravam presentes em BH alguns integrantes do FMS, a citar: Leo, Alex, Verlane , Dudu Prudente. Rick Maia, além de Malva Malvar que não faz parte do FMS por decisão própria.

Abaixo a fala de Aragão:

“A reunião aconteceu em dois dias. No primeiro dia quando a gente abordou e se apresentou como fórum musica de Sergipe eles já sabiam do que estava acontecendo, e disseram que um dos pontos que seria discutido seria a pauta do fórum musica Sergipe. Eles estavam elaborando o regimento do fórum nacional. No primeiro dia eles priorizam a discussão do regimento e o fórum musica Sergipe pediram para ter direito a voz, o que aconteceu. Fecharam-se os princípios bases que foram discutidos e apresentados, neste primeiro dia todos que estavam presentes tiveram voz para elaboração do estatuto; foi realizada a chamada para a reunião do segundo dia, pela manhã, e caberia a discussão do fórum em Sergipe, mas não houve tempo necessário para isso.”

Segundo Aragão, desde 2005, o fórum nacional não está institucionalizado, e a existência do estatuto é que irá institucionalizar, rede musica Brasil e o colegiado. A assembléia do fórum música Sergipe elegeu seus representantes que foram naquela ocasião, os seguintes escolhidos: Malva Malvar, Antonio Rogério, Pedrinho Mendonça , Elma Santos e Eduardo Prudente. O colegiado discute junto com o MINC os interesses da classe e de políticas públicas.

Continua Aragão com a fala...

“A rede música é o conselho consultivo que é formado de várias entidades e tem acesso a documentos, não podendo decidir; quem decide são os delegados do colegiado. O fórum de música dentro da rede musica Brasil tem uma força representativa porque se aglutinam com vários segmentos.

O estatuto nacional rege que cada Estado tem que dispor de apenas um fórum, e cada fórum elege um delegado e um suplente.

O fórum nacional entende que só pode haver um fórum por Estado. Em termos de ligação com o fórum nacional só pode haver um.

Houve prioridade na votação do estatuto neste encontro do fórum nacional, o que não sobrou tempo para se resolver a questão de Sergipe.

Malva estava presente como delegada. O fórum música Brasil não pode decidir, mas intermediar. A executiva sugere que haja uma assembléia conjunta para que se elejam os representantes de um só fórum em nível nacional.”

Depois das explicações dadas por Aragão sobre os acontecimentos que ocorreram na reunião do fórum nacional em BH, os membros presentes usaram da fala.

André propõe que se reúnam as representatividades existentes para buscar apoio e consolidar o fortalecimento do fórum musica Sergipe.

Aragão disse que temos que decidir se aceitaremos a assembléia.

Segundo Aragão, o Theo se predispôs a estar presente para mediar a discussão. O MINC deu sugestão para que os projetos fossem apresentados pelo fórum nacional de musica. E o projeto eixo bacia do são Francisco foi aprovado como demanda do fórum nacional.

Segundo Aragão, sempre perguntava a Malva sobre alguns encaminhamentos e ela não respondia, negando informações importantes e de interesse do fórum Música Sergipe.

Deilson Pessoa colocou que se há uma relação de intermediação entre o MINC e o colegiado nós podemos cobrar de quem se faz representar com o cargo que ocupa. E segundo ele, se ela não estiver correspondendo às expectativas como se deve proceder que se tomem as providências.

Simone deu a sugestão de elaborar um documento sobre a posição do fórum.

Aragão colocou novamente que teríamos que decidir sobre a realização da assembléia.

Aragão colocou que não reconhecemos a representatividade em questão, e que se apresenta como nossa representante, neste caso, a Sra. Malva Malvar.

Jorge Ducci colocou que “ela (malva) está lá legalmente, e segundo ele ela se articulou e chegou conseguindo ocupar espaço. Precisa-se analisar o tamanho de Malva, e quem está com ela, pois ela teve habilidades percebendo juridicamente como se articular. Ela percebeu isso e agiu. Claro, com indecência, disse ele. O fórum nacional quer dialogar com quem? Pergunta -, e Aragão diz que o fórum nacional quer uma reunião da assembléia com as representatividades gerais e que se decida por todos. Amorosa disse “que só vamos saber quem é quem na assembléia, e nela saberemos onde estão aqueles que se escondem, os que estão sendo usados sem saberem ou estão com quem quer que seja. E é preciso saber que se saibam quem está com ela, mas este não se revela, e alguns pensam que estão no fórum musica Sergipe.”

Segundo Tathy, ela (Malva) fez no you tube uma imagem com o titulo- cidade sonora- onde no vídeo ela enviou para thaty Menezes, e thaty disse que tem artista que pensa que o fórum musica é o mesmo fórum permanente. Está havendo confusão. Alguns nomes a exemplo de moziar, mariana ruas, Tiago, são alguns dos nomes que estão no vídeo.

Igor mangueira disse que acha que malva não está fortalecida em termos de representatividade, pois muitos não se apresentam como integrantes, e ninguém houve falar nem mesmo de reuniões como acontece com o fórum.

Aragão disse que só pode votar nos delegados na realização da assembléia quem faz parte do FMS até aquela data, não podendo votar os que vierem depois.

Amorosa propôs que se fizesse um levantamento para mobilizar a classe através de emails e contatos telefônicos.



Alex concordou com o levantamento feito na busca do que está acontecendo. Igor propôs que se insiram nos emails aqueles que estão inativos, vindo a propor também que os ativem.

Aragão disse que os técnicos estão com a APAS, e se propôs que se convide esta representatividade.

Jorge ducci colocou que a malva está se mobilizando junto ao movimento salve.

Deilson colocou que o salve já existia como organização, deilson disse que a primeira coisa é que a caça à bruxa está mal, e é preciso colocar para os demais colegas a realidade dos fatos. Mas, nós precisamos evitar a guerra contra malva para que esta não se coloque como a vítima, e a colocação é que o nino karvan está recebendo emails e ela está usando o nome dele sem autorização do mesmo.

Segundo Jorge, Malva está fortalecida, pois se organizou na criação de outros segmentos, e a ausência de ações do fórum musica Sergipe fez com que ela abrisse o vácuo e agisse em seu favor.

Segundo deilson temos que reunir maioria e fazer acontecer. Não adianta eles chegarem aqui e eles verem cinco pessoas, quando ela pode mobilizar através de outros segmentos um fortalecimento maior.

Aragão disse que ela foi ao fórum nacional como representante do fórum musica Sergipe, onde a mesma por decisão própria saiu do movimento, por ter criado outro fórum um mês antes da sua saída do FMS.

Tonho baixinho disse que malva está no salve, mas que há mobilizações internas negativas sobre ela.

Simone colocou que se faz reunião com as representatividades que a elegeram e que ela pode ser destituída se não corresponder às expectativas do que diz representar.

Jorge ducci disse que nas conferências local, estadual e nacional existem as definições de eleições.

A luta do fórum nacional, segundo Aragão, é dar força ao colegiado. No entendimento das entidades foi através dos andamentos setoriais que saíram as representatividades.

Segundo Aragão está havendo fragilidade no colegiado por causa dos desmembramentos que tem ocorrido em vários Estados do Brasil.

Amorosa perguntou quem dos membros do fórum musica Sergipe tem acompanhado com reguralidade todos os acontecimentos do fórum Nacional de Musica. Wener Brasil disse que a partir do momento que ela (Malva) está nos representando, e nós não estamos fazendo nada, como funciona a força desta representatividade que não se legitima na base que se diz representar?

Tonho baixinho disse que mostraríamos desorganização diante de um processo como este.

Simone disse que não se legimita o que não se concorda;

Wener colocou que Sergipe precisa se resguardar de representatividades que não condizem com a organização da classe. Leo disse que, segundo integrantes do fórum nacional, dizem que não agüentam mais as questões relacionadas a Malva, e que o cargo que ela está a dizer que representa ninguém reconhece como tal no eixo que se diz representar.

Amorosa colocou que foi ela quem se destituiu abertamente numa reunião (Amorosa colocou esta situação depois de ter sabido de Aragão diante dos demais membros que Malva disse no fórum nacional que tinha sido excluída do Fórum Música Sergipe).

Jorge disse que não se pode dizer agora que não se deve destituir a presença de malva. Quando se chegam à conferência nacional dependendo da articulação de Malva e suas propostas e argumentações, e ao final desta conferência se tirar pessoas daquela conferência, o mérito é de quem se argumentou. Jorge Ducci continuou dizendo que o colegiado é um mérito da ação pessoal de quem se articula diante do fórum nacional. André teixeira disse que tem gente que foi lá tomar cafezinho e se articulou. Jorge ducci disse que a picaretagem que ela fez em tentar desarticular o fórum musica Sergipe , segurando informação, se organizando individualmente, se mobilizando para diálogos com outros segmentos onde não precisa discutir nada com a gente fez ela se sentir livre para fazer o que bem entender. Jorge mostrou que ela está se articulando junto a outros movimentos, e colocará o movimento salve como quorum para enfraquecer o fórum música Sergipe

E para concluir, Jorge disse que através das mobilizações que malva for fazer, irá montar estratégias para se fortalecer em favor dos seus interesses.

Segundo Jorge temos que trazer o movimento salve, e oferecer uma posição de comando para o salve, tendo ele do lado do fórum musica, e o fórum nacional irá reconhecer onde está a maioria.

Segundo Jorge, ela não tendo representatividade não terá como se articular como representante.

Deilson colocou para os encaminhamentos. ..

Segundo deilson a formalização tem que ser encaminhada junto com todas as demandas. Relaciona-se ao estatuto, e este solicita que o fórum musica manifeste a posição sobre a questão de malva em nível interno, e manter uma posição externa de unificação sobre o fortalecimento do fórum musica Sergipe. Ele sugestiona que se faça uma carta física sobre a representatividade ilegal da malva, e que iremos nos mobilizar com assinaturas para este fim; além da carta física enviar o email imediato; o segundo pedido de encaminhamento será para se fazer solicitações diretas e claras para os grupos representativos a exemplo de salve e outros; apresentar as demandas sobre as delegações e outros encaminhamentos ligados aos interesses da cadeia.

Segundo flori, tem acompanhado alguns movimentos por email, e verificou que o assunto é sério e que se precise ter cuidado das questões emocionais que envolvem todo o processo. Segundo flori temos que verificar a representatividade que malva tem como representante nacional, e que tem que se observar a lupa para a cadeira. Flori disse que ela tem representatividade, mas não legitimidade. Ao invés de focar judicialmente, que nos ocupemos politicamente da organização de classe para ocuparmos os cargos.

Delson disse que ela está invertendo a situação diante do fórum nacional. Deilson disse sobre as posições que malva tem colocado em nível nacional, quando afirma que somos um fórum de cara do governo. E com ações desta situação ela foge do foco da verdade.

Amorosa propôs que se faça a carta convite e encaminhamento de assinaturas para reunir os fatos relacionados ao fórum musical relatando para todos os membros do fórum música Sergipe os acontecimentos reais dos fatos para que todos possam ter acesso à verdade, não apenas no contexto nacional, mas local.

Segundo thati temos que definir a questão da assembléia e temos que nos articular com o salve e outros movimentos relacionados. Segundo taty, há quem esteja no movimento de malva, e segundo taty, ouviu comentário de alguém que ela havia criado alguns problemas já que esta pessoa comentou que não sabia que o fórum permanente não era o fórum de música.

Deilson acha que temos que ir aos movimentos para dialogar.

Simone colocou que se malva está representando um grupo, como ela processa os encaminhamentos com base em atas, ou decide por elas? Segundo Simone, se o MINC quer unificação, ela não tem como estruturar decisões sem representatividades de grupo legais, mas segundo Jorge a articulação do MINC se configura de outra forma. Ele acha antiético, mas crer também que Tonico quer se articular de outra maneira. Jorge se propôs como representante do fórum musica junto ao salve para abertura de um diálogo em torno das questões apresentadas.

Lindemberg , coordenador da Rua da Cultura, membro do FMS, adentrou a reunião rapidamente já que estava participando de uma outra reunião paralela no mesmo espaço, e deu uma sugestão de encaminhamento propondo o seguinte: que o salve foi construído na base do interesse da moeda e não do movimento. Não podemos ir para uma assembléia se pautando no salve. Existe um grande risco de ele virar na última hora, por causa das posições pessoais inseridas em alguns integrantes.

Segundo Aragão só pode participar das decisões do fórum, apenas aqueles que fazem parte do fórum desde o inicio.

Segundo tonho baixinho ela se apresenta como funcionária do governo através dos títulos que compõem sua representatividade, causando confusão na mente dos menos esclarecidos sobre o assunto.

Encaminhamentos – formalizar o fórum, fazer uma defesa do fórum em nível nacional com carta física, assinada e documentos do fórum com cópias de todas as atas; fazer uma comitiva de representações para convidar as entidades, indo a elas, individualmente; elaborar um documento sobre a eleição dos delegados do FMS, com cópia da ata e assinaturas de quem elegeram para que sejam verificados os desvios de conduta de quem não correspondeu as expectativas do grupo. Em relação ao dia da assembléia marcar a data para a assembléia geral.

Amorosa propôs que se colocasse a data para o mês de fevereiro para os encaminhamentos para os que interessam para a primeira quinzena de fevereiro.

Segundo Deilson, o Theo já se colocou a disposição para vir em março. Os presentes concordaram com o voto da primeira quinzena de fevereiro. Concordaram com as visitas para o salve e a apas, virote, nação hipo hop, sndicato dos músicos, cufa, universidade e sindicato, pela cena, barulho de retardado, chama e outros....

Amorosa propôs que se convide elegendo representantes que tenham reais acessos a estes grupos. Deilson e Jorge concordaram.

Aragão, Igor e deilson se disponibilizaram na elaboração dos documentos; as visitas ficaram por conta de Jorge ducci com o salve; Igor universidade e virote, Leo se articulará com Pela Cena e Virote; Alex se posiciona para a Chama.

Ficou definido que taty e Beto Viddal representarão o FMS junto ao ALPV e técnicos.

As demais observações foram anotadas por Aragão que, posteriormente poderá passar para os demais membros. Foi colocado também que os membros que acompanham o fórum no contexto virtual e que se disponibilizarem em manter contato com outras entidades, que o façam e comuniquem aos demais membros, lembrando apenas que, na assembléia que contará com a presença de representantes do fórum nacional, só poderá votar aqueles que fazem parte do FMS deste o início.

E sem mais, eu, Antônia Amorosa, membro do Fórum Música Sergipe, finalizo a presente ata para apreciação de todos os membros e interessados ao acompanhamento das discussões que envolvem o FMS.



Aracaju, 21 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário