segunda-feira, 29 de março de 2010

Arte em debate

O Conexão Vivo vai comemorar seus 10 anos de história em Belo Horizonte com uma programação especial, que conta com circuito de shows, oficinas e seminários, e outras atividades.
O Encontro de Cooperação Cultural Internacional integra a programação cultural formativa do programa, juntamente com o Seminário Música & Movimento .
O evento consiste na realização de palestras, debates e painéis sobre os temas relacionados à Cooperação Cultural Internacional direcionadas ao Brasil e Iberoamérica, tendo como foco a produção musical , as artes cênicas e as artes visuais .
O Seminário Música & Movimento será realizado em seqüência ao Encontro, nos dias 17 e 18 de abril, dando ênfase à discussão sobre a cadeia produtiva e criativa da música, também enfocando aspectos da cooperação internacional, exportação da música brasileira e os novos modelos de negócio no setor.

Programação

Dia 13/04 - Terça-feira
19h - Palácio das Artes - Sala Juvenal Di

Conferência de abertura: A cooperacão cultura, uma disciplina pendente de avaliação.

Ementa: A conferência fará uma revisão sobre o tema Cooperação Cultural, a partir de uma palestra realizada há dez anos no Brasil, com uma análise sobre os avanços ocorridos na área e as atuais dificuldades. Será feita uma análise mais específica sobre os mecanismos criados para a cooperação cultural: como atuam e como funcionam; quais são suas diretrizes e como constituir um espaço de colaboração eficiente e regular.

Dia 14/04 - Quarta-feira
9h30h às 12h - Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias

Cooperação Cultural para o Desenvolvimento Sustentável

Qual é o papel do setor cultural na cooperação para o desenvolvimento? Como a cultura se insere no marco da cooperação internacional para o desenvolvimento e da ajuda oficial ao desenvolvimento proposto pela ONU através das metas do milênio? Quais as oportunidades atuais e reais no contexto brasileiro para cooperação cultural internacional? Essas e outras questões serão abordadas no sentido de considerar a cultura como um elemento fundamental para o desenvolvimento humano sustentável.

14h às 17h - Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias
Cooperação Cultural no Espaço Urbano - unindo singularidades locais e tendências globais.

Entender e fomentar a criatividade e a cultura no espaço urbano requer pelo menos três ângulos de análise complementares: como lidar com a fluidez de fronteiras entre local e global; como articular os espaços e políticas em rede, para além da política local e dos tratados internacionais; como convergir objetivos entre os agentes da sociedade (público, privado, sociedade civil, academia), esferas (municipal, estadual, nacional, global) e pastas/setores.

Dia 15/04 - Quinta-feira
9h30 às 12h - Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias

Comercialização de bens e serviços culturais no mercado global – o candente tema dos direitos autorais.

As atividades de produção e difusão de bens e serviços culturais constituem fatores decisivos para acelerar, ampliar e qualificar o processo de desenvolvimento. O atual regime de direito de autor não satisfaz as necessidades da sociedade nem está de acordo com as possibilidades que o desenvolvimento tecnológico nos coloca nas mãos. Esta mesa tem como objetivo esclarecer os trâmites legais e jurídicos a respeito dessas ações, além de esclarecer e discutir sobre as questões relativas ao direito de autor na atualidade.

14h às 17h - Palácio das Artes

Apresentação de experiências de cooperação internacional nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais.

Discutir sobre as especifidades da cooperação cultural por área, seus desafios, oportunidades e propostas no âmbito da cooperação internacional. Serão mapeadas experiências de cooperação internacional que possuem êxito em seus processos e resultados.

Dia 16/04 - Sexta-feira
9h30 às 12h - Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias

Painel de apresentação das agências de cooperação cultural.

Apresentação dos planos diretores de cada país e de projetos de cooperação cultural. As políticas e mecanismos de cooperação cultural com o Brasil, principais áreas de atuação, abrangências, sistemas de bolsas de estudo e intercâmbios, etc.

14h às 17h - Palácio das Artes

Apresentação de experiências de cooperação internacional nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais.

Discutir sobre as especifidades da cooperação cultural por área, seus desafios, oportunidades e propostas no âmbito da cooperação internacional. Serão mapeadas experiências de cooperação internacional que possuem êxito em seus processos e resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário