quarta-feira, 3 de março de 2010

RUMOS ITAÚ CULTURAL MÚSICA, edição 2010-2012

Inscrições abertas a partir de 03 de março de 2010.

Mantendo a finalidade de mapear, apoiar e difundir o trabalho de músicos de todas as regiões do Brasil, esta edição do Rumos Música amplia as categorias para Infantil e Coletivo.

Categorias

* Mapeamento

Esta categoria é especialmente indicada a artistas e/ou grupos que já tenham um trabalho desenvolvido. Um dos objetivos é colaborar para a difusão e a articulação de suas obras (mesmo aquelas que já foram lançadas em discos ou difundidas pela internet, por exemplo).

Cada inscrito (individual ou coletivo) deve apresentar três músicas de sua interpretação, sem limite de tempo. Não há restrição quanto a gênero, instrumentação, arranjo ou composição, desde que as canções sejam representativas da cultura brasileira.

* Homenagem

Cada inscrito deve apresentar uma música composta com base na interação, na modificação, no reprocessamento, na remixagem, no sampleamento, na adaptação ou na utilização de um ou mais dos fonogramas de três trabalhos musicais ou três textos (em definição). Tanto os fonogramas quanto os textos estarão disponíveis para download (durante o período de inscrição) no site do Itaú Cultural.

* Coletivo

Categoria voltada principalmente a instrumentistas (acompanhantes ou solistas), intérpretes, programadores e DJs que desejem desenvolver trabalhos com músicos de outras regiões do país ou outras comunidades, bairros, estilos musicais, formação, faixa etária, entre outras.

Devem ser apresentadas três obras (ou trechos de músicas de, no mínimo, três minutos, caso o interessado seja integrante de uma orquestra, por exemplo). Em pelo menos uma das canções inscritas, solicita-se que haja um trecho com sua performance solo. Não há restrição quanto a gênero, instrumentação, arranjo ou composição, desde que o trabalho represente de alguma maneira a cultura brasileira.

O objetivo é colaborar para o nascimento de grupos musicais (duos, trios, quartetos ou quintetos) por meio da junção dos artistas selecionados. A comissão de seleção é responsável pela formação desses grupos, que contarão com o apoio de um produtor, designado pelo Itaú Cultural, no que diz respeito aos ensaios, à elaboração de um repertório e às demais etapas de sua consolidação.

* Infantil

Os candidatos devem apresentar três músicas que integrem um projeto musical destinado a crianças de até 12 anos, ou uma obra de áudio com até 15 minutos, voltada à mesma faixa etária.

Premiação

* Na categoria Mapeamento (até 25 selecionados), Homenagem e Infantil (seleção de até 12 artistas e/ou grupos) e Coletivo (até 30 artistas), os contemplados participarão em apresentação promovida pelo Itaú Cultural, em data e local a serem determinados.

Tais apresentações serão gravadas em áudio e vídeo (parte do registro, mais making of e entrevistas), para integrar um programa de TV, com 30 minutos de duração - a serem difundidas em emissoras de rádio e TV, internet e outras mídias, no Brasil e no exterior.

As três músicas selecionadas serão incluídas, ainda, na web-rádio do Itaú Cultural (itaucultural.org.br/radio). Os contemplados também receberão 10 livros sobre cultura brasileira (selecionados pelo Itaú Cultural).

* Especificamente na categoria Coletivo serão organizados ensaios, de acordo com cada formação e suas características próprias, para o pleno desenvolvimento dos novos duos, trios, quartetos ou quintetos (em tempo hábil para a apresentação de um repertório de aproximadamente 50 minutos).

Mais Informações

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2716&cd_noticia=6742

Nenhum comentário:

Postar um comentário